// TAD LISTA
// Tipos de dados
typedef int TipoChave;
struct T_Item{
TipoChave Chave;
};
typedef struct T_Item TipoItem;
typedef struct T_Celula * TipoApontador;
struct T_Celula{
TipoItem Item;
TipoApontador Prox;
};
typedef struct T_Celula TipoCelula;
struct T_Lista{
int Tamanho;
int Capacidade;
TipoApontador Primeiro, Ultimo;
};
typedef struct T_Lista TipoLista;
// Cabeçalho das operações
// inserir uma chave na lista
void InserirLista(TipoLista * Lista, TipoItem item);
// retirar uma chave da lista
void RetirarLista(TipoLista * Lista, TipoItem * item);
// pesquisar por uma chave na lista
int PesquisarLista(TipoLista Lista, TipoItem item);
// verificar se estah cheia
int ListaCheia(TipoLista Lista);
// verificar se estah vazia
int ListaVazia(TipoLista Lista);
// criar uma nova lista
void CriarLista(TipoLista * Lista, int capacidade);
// obter o tamanho da lista
int TamanhoLista(TipoLista Lista);
// imprimir a lista
void ImprimirLista(TipoLista Lista);
// Implementação das operações
void CriarLista(TipoLista * Lista, int capacidade){
// 1) criar a celula cabeça
Lista->Primeiro = (TipoApontador) malloc(
sizeof( TipoCelula));
// 2) atualizar os apontadores Prim. e Ult.
Lista->Ultimo = Lista->Primeiro;
// 3) atualizar o tamanho (zero) e capacidade (parametro)
Lista->Tamanho = 0;
Lista->Capacidade = capacidade;
// 4) atualizar o apontador prox da celula cabeca
Lista->Primeiro->Prox = NULL;
}
// inserir uma chave na lista
void InserirLista(TipoLista * Lista, TipoItem item)
{
//1 ) verificar se LISTA estah cheia
if (ListaCheia(*Lista) == 1){
printf("ERRO: lista cheia!\n");return;
}
//2 ) criar nova celula a partir da ultima celula
Lista->Ultimo->Prox = (TipoApontador)
malloc(sizeof(TipoCelula));
//3 ) inserir a chave na celula
Lista->Ultimo->Prox->Item = item;
//4 ) atualizar apontadores (prim e ult.)
Lista->Ultimo = Lista->Ultimo->Prox;
Lista->Ultimo->Prox = NULL;
//5 ) atualizar tamanho
Lista->Tamanho++;
}
// retirar uma chave da lista
void RetirarLista(TipoLista * Lista, TipoItem * item)
{
TipoApontador aux, q;
//1) verificar se LISTA estah vazia
if(ListaVazia(*Lista) == 1){
printf("ERRO: lista vazia");return;
}
//2) guardar a celula anterior (aux)
aux = Lista->Primeiro;
//3) guardar a celula a ser removida (q)
q = aux->Prox;
//4) atualizar a celula anterior
aux->Prox = q->Prox;
//5) obter o item removido
*item = q->Item;
//6) liberar o espaco de memoria de q
free(q);
//7) decrementar tamanho
Lista->Tamanho--;
}
// pesquisar por uma chave na lista
int PesquisarLista(TipoLista Lista, TipoItem item)
{
TipoApontador aux;
int i = -1;
//1) verificar se LISTA estah vazia
if (ListaVazia(Lista) == 1){
printf("ERRO: lista vazia!\n");return;
}
//2) inicializar o apontador aux
aux = Lista.Primeiro;
//3) enquanto houver celula apos aux
while (aux->Prox != NULL &&
aux->Prox->Item.Chave != item.Chave){
//3.1) se a chave que estiver na celula apos aux
// for igual a chave procurada
//3.2) atualizar aux
aux = aux->Prox;
i++;
}
if (aux->Prox !=NULL){
// achei
printf("Elemento encontrado!\n");
} else {
// nao achei
printf("Elemento NAO encontrado!\n");
}
return i;
}
// verificar se estah cheia
int ListaCheia(TipoLista Lista){
if (Lista.Tamanho == Lista.Capacidade)
{ return 1; // lista cheia
} else {
return 0; //lista nao cheia
}
}
// verificar se estah vazia
int ListaVazia(TipoLista Lista)
{
if (Lista.Primeiro == Lista.Ultimo)
{ return 1; // lista vazia
} else {
return 0; // lista nao vazia
}
}
// obter o tamanho da lista
int TamanhoLista(TipoLista Lista){
return Lista.Tamanho;
}
// imprimir a lista
void ImprimirLista(TipoLista Lista)
{
TipoApontador aux;
printf("TAD Lista [%d/%d]\n",
Lista.Tamanho, Lista.Capacidade);
//1) verificar se LISTA estah vazia
if (ListaVazia(Lista) == 1){
printf("ERRO: lista vazia!\n");return;
}
//2) inicializar o apontador aux
aux = Lista.Primeiro;
//3) enquanto houver celula apos aux
while (aux->Prox != NULL){
//3.2) atualizar aux
printf("%d -> ", aux->Prox->Item.Chave);
aux = aux->Prox;
}
printf("\n\n");
}
Nenhum comentário:
Postar um comentário